Quais são as vantagens da estrutura pré-moldada
Os pré-moldados podem representar grande vantagem para a construção civil, entenda o motivo.
Os pré-moldados de concreto são uma alternativa viável tanto do ponto de vista técnico quanto do ponto de vista econômico. Esse modelo tem como principais benefícios a rapidez, qualidade da obra e durabilidade. Por isso, o uso de estruturas pré-moldadas na construção civil tem ganhado espaço.
Para a fabricação das peças, o concreto mole é inserido em um molde e depois curado em área controlada, para garantir a qualidade. Depois de pronta, ela é transportada para o local da obra. Ao contrário do concreto comum, que é preparado diretamente no lugar onde a construção é realizada.
Construção acelerada
O concreto pré-moldado costuma ser empregado em obras de grande porte como pontes, viadutos e edifícios. Mas é cada vez mais utilizado também em projetos menores.
Como as peças de concreto pré-moldado são preparadas externamente à obra, várias podem ser feitas ao mesmo tempo. Isso quer dizer, que um andar superior pode ser construído enquanto ainda está sendo preparada a base da construção. Essas peças podem ser armazenadas em local apropriado até que chegue a hora de serem usadas.
Esse fator ajuda a tornar a obra mais rápida, uma vez que é possível trabalhar em diferentes pavimentos de forma simultânea.
Redução de custos
Como as peças são produzidas externamente ao local da obra, o canteiro fica mais limpo e organizado. O material chega pronto para a montagem, reduzindo a geração de resíduos e otimizando o consumo de matéria prima. Isso representa tanto uma redução de impactos ao meio ambiente quanto de custos, considerando que há menos gastos com descarte de resíduos ou desperdício de materiais.
Além disso, como é possível calcular com maior precisão a quantidade de material e tempo de realização da obra, economiza-se com mão de obra e compra de matéria-prima. Como há menos pessoas trabalhando no canteiro de obras, podemos ainda considerar a economia com pessoal.
Pré-fabricados sob medida
Há quem confunda pré-moldado e pré-fabricado por serem materiais semelhantes. Ambos são modelados em local diferente de onde é realizada a obra. Mas os pré-moldados são feitos em um local do próprio empreendimento.
Geralmente, órgãos especializados ou profissionais da própria empresa realizam a inspeção do material. São responsáveis por garantir que as peças tenham sido fabricadas de acordo com as normas ABNT NBR 14.931:/2004 – Execução de Estruturas de Concreto – Procedimento, e a ABNT NBR 12.655:/2015 – Concreto de cimento Portland – Preparo, controle, recebimento e aceitação – Procedimento.
Por outro lado, os pré-fabricados são produzidos industrialmente. Portanto, eles têm um controle de qualidade mais rigoroso e sob determinações normativas que são avaliadas em laboratório. As definições de pré-moldado e pré-fabricado são estabelecidas pela norma ABNT NBR 9.062/2017 – Projeto e Execução de Estruturas de Concreto Pré-Moldado, da Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Durabilidade
Como as peças são produzidas em fábricas especializadas, contam com controle de qualidade e equipamentos precisos. As construções com pré-moldado contam com maior padronização, qualidade e durabilidade.
O pré-moldado é um material que pode apresentar durabilidade de muitos anos. Esse tipo de concreto costuma ter resistência mais alta do que a apresentada pelo concreto usinado. Além disso, por passar por um processo produtivo mais cuidadoso, costuma apresentar maior qualidade.
Qualidade e versatilidade
Devido ao método de fabricação, o concreto pré-moldado apresenta alto controle de qualidade. O processo é executado com precisão de formato e qualidade, em local de fácil acesso à obra.
O material entregue em concreto pré-moldado oferece grande versatilidade do ponto de vista da finalização, cores e formas. É possível reproduzir com facilidade detalhes diferentes e optar por acabamento com outros materiais.
Com uma atuação de destaque há mais de 22 anos, a Machado Valente oferece um estudo de viabilidade para esse método construtivo à sua obra. Com base na modularidade e tamanho da construção, é possível fazer uma simulação do processo e traçar comparativos com outras maneiras mais tradicionais. E tudo isso de cortesia.
Quer conhecer mais sobre o seu empreendimento? É só entrar em contato.
0 comentários