O futuro do concreto na construção civil

abril 22, 2022
O FUTURO DO CONCRETO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

O futuro do concreto na construção civil

Entenda o que é esperado do material mais empregado na construção civil ao longo da história.

A tradicional mistura de cimento, água, areia e pedra se eternizou como o segundo material mais usado na construção civil em toda sua história. Há milhares de anos, o concreto já era utilizado como elemento fundamental da engenharia, participando, inclusive, da construção do grande Império Romano. Isso se deve ao custo relativamente baixo de produção, rápida aplicação, versatilidade e por ser amplamente conhecido por quem trabalha na área.

Todavia, esse mesmo material também ocupa uma posição de destaque quando o assunto se refere aos principais responsáveis pelas emissões de CO2 na atmosfera. Assunto cada vez mais relevante, considerando as mudanças climáticas e a urgência por cuidar melhor do planeta. O concreto representa, em média, 5% das emissões anuais de dióxido de carbono. Portanto, é essencial falar do futuro desse material.

As construções em expansão

A previsão é de que a porcentagem de CO2 emitida anualmente aumente exponencialmente nos próximos anos, com os avanços da construção civil no planeta. Embora outros materiais tenham ganhado espaço na construção civil, o concreto continua ocupando um espaço de destaque.

Tendo isso em vista, pesquisadores e empresas do segmento buscam alternativas para a produção de um concreto resistente e menos prejudicial ao ambiente. Além disso, o material desenvolvido precisa representar uma alternativa economicamente viável. Confira algumas alternativas que podem representar o futuro da construção civil.

Concreto Sustentável

A ideia da produção de um concreto sustentável visa a redução da emissão de CO2, diminuindo o impacto da construção na atmosfera. Esse produto foi desenvolvido com o objetivo de evitar o descarte inadequado de resíduos sólidos industriais no meio ambiente.

Para isso, o método busca aproveitar outros elementos como areia de fundição, vidro e madeira, para reduzir a produção de lixo e emissão de poluentes, ao converter esse material em uma estrutura sólida para a construção civil.

Dessa forma, materiais que seriam descartados no ambiente são transformados em matéria-prima para construções. A única limitação é que esse concreto não é indicado para fins estruturais. Ele deve ser aplicado em pavimentação, por exemplo.

Bioconcreto

Como tem a capacidade de regenerar suas próprias fissuras, o bioconcreto tem uma durabilidade muito maior. A sua composição inclui a superbactéria Bacillus pseudofirmus que reage ao entrar em contato com o oxigênio e a água.

Quando ocorre o desgaste natural do concreto, começam a aparecer rachaduras e fissuras. Neste momento a bactéria entra em contato com os elementos e se desenvolve. Ela se alimenta de lactose, por meio das reações químicas. Assim, é formado o calcário e a estrutura começa o seu processo regenerativo.

Concreto Translúcido

Composto por fibras ópticas que emanam luz, o concreto translúcido absorve a luz do sol no período diurno e emite brilho quando escurece. Dessa forma, é possível diminuir o uso de iluminação artificial, baixando o gasto com energia e reduzindo a sobrecarga de hidrelétricas ou necessidade de outras formas de geração de energia.

A evolução continua

Embora o concreto seja um dos materiais mais antigos empregados na construção civil, ele passou por muitas transformações ao longo dos anos e a evolução continua. Muitas tecnologias surgiram ao longo do tempo. Dessa forma, passaram a ser ofertados materiais inovadores que proporcionam maior resistência às obras, proporcionam economia e causam menos impactos ao meio ambiente.

Assim, é possível diminuir o índice de poluentes lançados no ambiente anualmente. Mas para aproveitar todas essas características é imprescindível conhecer bem as tecnologias disponíveis e saber emprega-las da melhor forma.

Nesse cenário, a construtora ganha um papel fundamental. Tendo em vista o desenvolvimento do concreto e dos materiais na construção civil, torna-se necessário um contínuo acompanhamento da área, de forma a apresentar a melhor solução para cada obra. Por isso, a Machado Valente Engenharia oferece, desde o atendimento inicial, uma consulta com a nossa equipe de engenharia para propor o melhor método construtivo da usa construção.

Quer saber mais?

📞 (41) 3232-4679

✉️ engenharia@machadovalente.com.br

Veja Mais Artigos 

Como conseguir uma remodelação de banheiro claro e arejado.

Como conseguir uma remodelação de banheiro claro e arejado.

Como conseguir uma remodelação de banheiro claro e arejado. Quando você está procurando ideias de remodelação do banheiro ou procurando criar um refúgio dentro de sua casa para escapar e recarregar, é melhor manter tudo leve e brilhante. Vamos começar com linhas e...

ler mais
Benefícios do Design 3D na Remodelação de Casas

Benefícios do Design 3D na Remodelação de Casas

Benefícios do Design 3D na Remodelação de Casas As técnicas de remodelação em 3D são uma ótima maneira de ter uma ideia de como será a sua casa antes mesmo de iniciar qualquer reforma. Imagens tridimensionais podem ser usadas para qualquer coisa, desde renovar um...

ler mais
Projetos de cozinhas modernas para sua reforma.

Projetos de cozinhas modernas para sua reforma.

Projetos de cozinhas modernas para sua reforma. Então, você decidiu remodelar sua cozinha. Parabéns! Você está dando um grande e emocionante passo para tornar a casa dos seus sonhos uma realidade. Remodelar sua cozinha é uma decisão importante e que você não deve...

ler mais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Call Now Button