5 benefícios impressionantes de usar drywall em sua construção ou reforma

abril 11, 2022
5 BENEFICIOS IMPRESSIONANTES DE USAR DRYWALL EM SUA CONSTRUÇÃO OU REFORMA

5 benefícios do drywall em construções e reformas

O drywall oferece benefícios impressionantes para as obras, confira quais.

As construções realizadas com drywall são muito limpas, isso porque ele é um material industrializado, que já vai pronto para o local da obra. Além disso, por não utilizar argamassa ou água, é considerado um sistema de construção a seco. Criado em 1898, no Estados Unidos, o material revolucionou a construção civil no país.

Os painéis ou chapas de drywall são compostos por gesso, que proporciona resistência à compressão, e revestidos com papel cartão duplex nas duas faces, que proporciona resistência à tração.

A tecnologia do drywall representa uma solução prática e inteligente para as construções. Introduzido no Brasil em 1970, o drywall ganhou cada vez mais espaço em construções de todos os portes, mas ainda pode ser muito mais bem aproveitado. Entenda quais são as vantagens do emprego do drywall na construção civil e reformas.

Custo-benefício

Embora o custo do drywall em si possa ser mais elevado do que o gasto com tijolos e cimento para uma construção de alvenaria, é de extrema relevância levar em consideração outros elementos. O drywall vai exigir menos mão-de-obra para a realização do trabalho, menor tempo de execução e menos desperdício de material.

A aplicação do drywall exige um tempo de execução bem mais curto do que construções em alvenaria, além de oferecer um acabamento de alta qualidade. Soma-se a isso a maior precisão no cálculo de material quando o assunto é drywall. Por fim, a menor produção de resíduos gera menos transtorno e reduz a necessidade de gasto com remoção de entulhos.

Melhor aproveitamento do espaço

O emprego do drywall permite a construção de paredes mais finas, o que proporciona ganho de área útil no ambiente. Além disso o material é mais leve do que os convencionalmente usados na construção civil, portanto, pesa menos nas lajes dos edifícios.

Também é possível oferecer maior flexibilidade no layout, uma vez que o drywall oferece facilidade de construção e remoção. Dessa forma, é possível variar o arranjo de divisórias internas, o que significa mais opções de plantas em edifícios de apartamentos.

Isolamento acústico

Por si só o drywall já oferece um bom isolamento termoacústico. No entanto, esse rendimento pode ser aprimorado com a inclusão de material fibroso entre as chapas. Para isso, pode ser empregada a lã de rocha ou lã de vidro. Dessa forma, é possível absorver, atenuar e isolar os sons, além de estabilizar a temperatura do ambiente.

Para isso, existem tipos de drywall desenvolvidos para diferentes situações e é possível escolher o mais adequado para cada tipo de obra e ambiente. Para escolher o mais adequado para cada necessidade, é possível verificar a tabela de desempenho do produto oferecida pelos fabricantes.

Segurança contra incêndio

A placa de drywall rosa (RF) é mais resistente ao fogo e calor. Essa alternativa é indicada para saídas de emergência, escadas enclausuradas e ambientes que apresentem risco de incêndio. As placas costumam ser exigência do Corpo de Bombeiros na construção civil.

Esse tipo de placa de drywall garante que as chamas não se alastrem para outras áreas durante os primeiros momentos de um incêndio, com resistência ao fogo para 60 e 120 minutos. Geralmente conta com fibra de vidro na sua composição para aumentar a resistência ao calor e fogo.

A fibra de vidro auxilia para que a placa rosa se torne mais eficaz e segura do que as outras, cumprindo os requisitos exigidos na Norma de Desempenho NBR 15.575.

Reparo fácil

Revestimentos, paredes e tetos em drywall são mais fáceis e práticos de reparar do que aqueles em alvenaria. Consertos em tubulações de água e instalações elétricas podem ser feitos com um recorte no gesso na região afetada. Depois do reparo basta fechar a abertura com o mesmo pedaço removido com cerrote e aplicar o tratamento adequado.

Por existir diferentes composições das placas, é sempre importante contar com o auxílio de um profissional para os reparos. Portanto, conte com uma empresa com conhecimento nessa área.

Opções de acabamento

Estruturas em drywall podem receber acabamentos e revestimentos bem variados, entre eles, podemos citar pintura, textura, cerâmica, pastilhas, laminados e madeira. Massa específica deve ser aplicada para o assentamento e aderência eficiente dos materiais. Aqueles muito pesados precisam de cantoneiras para distribuição da carga.

Para a construção de paredes e forros, as chapas de drywall são estruturadas por perfis de aço galvanizado, que sustentam as placas pela fixação feita por parafusos. O sistema pode contar também com massas e fitas para acabamento no material.

Devido às suas especificidades é sempre importante contar com profissionais que conhecem bem o material.

Veja Mais Artigos 

Como conseguir uma remodelação de banheiro claro e arejado.

Como conseguir uma remodelação de banheiro claro e arejado.

Como conseguir uma remodelação de banheiro claro e arejado. Quando você está procurando ideias de remodelação do banheiro ou procurando criar um refúgio dentro de sua casa para escapar e recarregar, é melhor manter tudo leve e brilhante. Vamos começar com linhas e...

ler mais
Benefícios do Design 3D na Remodelação de Casas

Benefícios do Design 3D na Remodelação de Casas

Benefícios do Design 3D na Remodelação de Casas As técnicas de remodelação em 3D são uma ótima maneira de ter uma ideia de como será a sua casa antes mesmo de iniciar qualquer reforma. Imagens tridimensionais podem ser usadas para qualquer coisa, desde renovar um...

ler mais
Projetos de cozinhas modernas para sua reforma.

Projetos de cozinhas modernas para sua reforma.

Projetos de cozinhas modernas para sua reforma. Então, você decidiu remodelar sua cozinha. Parabéns! Você está dando um grande e emocionante passo para tornar a casa dos seus sonhos uma realidade. Remodelar sua cozinha é uma decisão importante e que você não deve...

ler mais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Call Now Button