Tipos de rachaduras no concreto

outubro 07, 2022
MACHADO VALENTE

Tipos de rachaduras no concreto:

Seu pensamento inicial quando você percebe uma rachadura em sua laje ou parede de concreto é que algo deu errado, mas nem sempre é esse o caso. Diferentes tipos de fissuras no concreto são bastante comuns, e algumas delas são inevitáveis.

Vários tipos de fissuras de concreto podem surgir no edifício durante a construção ou mesmo após a conclusão devido a várias circunstâncias. As fraturas do concreto ocorrem quando a tensão excede a resistência do material.

Cargas e forças externas são as causas mais comuns de estresse. As colunas desenvolvem trincas de várias formas, dependendo da tensão e das circunstâncias de exposição a que estão expostas.

As colunas são propensas a rachaduras devido ao seu projeto e construção inadequados, sobrecarga, exposição à corrosão, assentamento da fundação, fluência e problemas de retração.

As rachaduras no concreto armado podem surgir devido ao tamanho insuficiente da seção ou ao aço de reforço, bem como à corrosão da armadura. Este artigo elaborado pela equipe Machado Valente Engenharia tem como objetivo discutir os vários tipos mais comuns de fissuras no concreto.

Tipos de rachaduras no concreto

Aqui estão alguns dos tipos de rachaduras no concreto.

1. Rachaduras Diagonais

Fendas diagonais podem aparecer em qualquer lugar com a altura do concreto armado. Esses tipos de fissuras sempre afetam toda a face do pilar de concreto.

Seção transversal insuficiente, capacidade de carga insuficiente e armadura de aço insuficiente são as causas mais comuns de fissuras diagonais em pilares de concreto.

As fissuras diagonais devem ser reparadas imediatamente, pois podem enfraquecer toda a estrutura em um curto período.

2. Rachaduras de divisão

A fissuração bipartida aparece como fissuras verticais paralelas curtas com largura não uniforme na face do pilar de concreto.

A capacidade de carga insuficiente da coluna, uma seção transversal inadequada da coluna para suportar a ação da carga, armadura de aço insuficiente e a má qualidade do concreto podem causar fraturas por divisão em colunas de concreto.

3. Rachaduras por Corrosão

As fissuras de corrosão se formam principalmente ao longo do reforço da coluna de concreto. As rachaduras de corrosão são geralmente da mesma largura e geralmente ficam mais largas à medida que envelhecem.

A principal causa da corrosão das armaduras em pilares de concreto é a aderência insuficiente entre o concreto e as barras de aço, bem como a possível corrosão das armaduras.

4. Rachaduras de Encolhimento de Plástico

O concreto está cheio de água quando ainda está em sua condição plástica (antes do endurecimento). Quando a água evapora gradualmente da placa, ela deixa enormes buracos entre as partículas sólidas.

Esses vazios enfraquecem o concreto e o tornam mais propenso a quebrar. Esse tipo de quebra é conhecido como trincas por retração plástica e ocorre com frequência.

As fissuras de retração plástica são o tipo mais comum de fissuras no concreto. Pode ocorrer em qualquer parte de uma laje ou parede, embora geralmente ocorram sempre em cantos reentrantes (cantos que apontam para a laje) ou no centro de uma laje com objetos circulares (tubos, encanamentos, ralos e furos de manutenção).

5. Fendas de Concreto de Expansão:

O concreto se expande e empurra qualquer coisa que atrapalhe quando aquecido. A força criada pela incapacidade de dobrar ou flexionar racha o concreto.

As juntas de dilatação são sempre empregadas como pontos de isolamento de quaisquer outros objetos estáticos para reduzir esses tipos de fissuras no concreto.

As juntas de dilatação são formadas por um material compressível como asfalto, borracha ou madeira e servem como amortecedores para aliviar a tensão gerada pela expansão.

6. Fissuras de concreto induzidas por sobrecarga de laje:

Embora o concreto seja um material de construção relativamente robusto, não é isento de limitações.

O peso excessivo colocado em cima de uma laje de concreto pode causar rachaduras. Um PSI de 2.000, 3.000, 4.000 ou 5.000+ refere-se às libras por polegada quadrada necessárias para esmagar uma laje de concreto.

A sobrecarga da laje real não é muito prevalente em lajes de concreto residenciais. Em vez disso, a sobrecarga indevida no solo abaixo da laje é provável.

O peso excessivo na laje após chuva forte ou neve derretida quando a terra abaixo é macia e úmida pode pressionar o concreto para baixo e resultar em rachaduras.

7. Assentamento de rachaduras de concreto

O assentamento do solo sob uma laje de concreto, por outro lado, pode produzir rachaduras. As rachaduras de assentamento geralmente ocorrem quando um vazio na terra sob a superfície de concreto se forma.

Considere quando uma grande árvore é removida de uma área próxima e as raízes começam a se degradar, ou quando uma empresa de serviços públicos cava uma vala para suas linhas, tubos, etc., e não compacta o solo ao reabastecê-lo. Todos estes são exemplos de situações em que é provável que ocorram fissuras de assentamento.

8. Rachaduras no concreto como resultado da secagem prematura:

Existem dois tipos de rachaduras causadas por rachaduras de secagem precoce e rachaduras de crostas. As rachaduras superficiais que se parecem com teias de aranha ou vidro quebrado.

As rachaduras são propensas a se formar quando o topo de uma laje de concreto perde umidade muito rapidamente. As rachaduras, embora feias, não representam um risco estrutural.

Durante o processo de estampagem do concreto, que confere textura ou padrão às superfícies de concreto, as fraturas de crostas são frequentes.

A parte superior da superfície de concreto pode ficar crocante em dias claros ou ventosos, quando a parte superior da laje seca mais rápido que a parte inferior.

Quando o carimbo é pressionado na pedra, ele separa a superfície nas juntas impressas, causando pequenas fissuras.

Novamente, embora não pareçam boas, rachaduras com crostas não são uma preocupação estrutural que precisa ser abordada.

9. Fendas horizontais de concreto

As fissuras horizontais são mais comumente encontradas nas junções de vigas e colunas, bem como na face da coluna, onde a tensão de tração é alta.

As fissuras horizontais em pilares são causadas pelos seguintes fatores: capacidade de resistência ao momento insuficiente, armadura insuficiente, efeito da força de cisalhamento, carga direta e flexão uniaxial e a colocação da armadura instalada.

Se persistirem, as fissuras horizontais reduziriam a resistência ao cisalhamento da coluna, representando um perigo significativo de falha estrutural. Como resultado, exige atenção imediata.

Quando o solo congela, ele pode subir vários centímetros antes de descongelar e cair novamente. O movimento do solo causado pelo ciclo de congelamento e degelo é um contribuinte significativo para a fissuração do concreto.

A laje irá rachar se não for permitido se mover com o solo. Raízes de árvores grandes podem ter o mesmo efeito em uma laje que raízes de árvores pequenas.

Raízes crescentes podem levantar e quebrar a superfície de concreto se uma árvore for plantada muito perto de uma laje. Ao colocar uma laje, é importante manter isso em mente o tempo todo.

Conclusão

Devido à expansão de cada laje em direções opostas, é provável que se formem rachaduras nas paredes onde são instalados telhados longos em vários níveis. Frequentemente é difícil identificar o que produziu uma rachadura específica. A preparação adequada do local, uma mistura de alta qualidade e boas técnicas de acabamento do concreto podem ajudar a reduzir o aparecimento de rachaduras e produzir uma estrutura de concreto esteticamente mais agradável. A Machado Valente Engenharia é especializada em construções e todos os seus aspectos de segurança, entre em contato ainda hoje para realizar uma avaliação.

Veja Mais Artigos 

Como aumentar o valor da sua casa com remodelação

Como aumentar o valor da sua casa com remodelação

COMO AUMENTAR O VALOR DA SUA CASA COM REMODELAÇÃO DE BANHEIRO E COZINHA  Quando se trata de agregar valor monetário à sua casa, você não pode errar com uma reforma na cozinha ou no banheiro. Em média, uma reforma de cozinha recuperará cerca de 60 a 120 por cento do...

ler mais
Três maneiras de atualizar espaços ao ar livre em Curitiba

Três maneiras de atualizar espaços ao ar livre em Curitiba

TRÊS MANEIRAS DE ATUALIZAR ESPAÇOS AO AR LIVRE EM CURITIBA  Quando se trata de criar mais espaço utilizável para sua família e aumentar o valor de sua casa, pense fora das paredes e pergunte a si mesmo quanto tempo gostaria de passar ao ar livre. Renovações exteriores...

ler mais
Sinais que sua casa em Curitiba precisa de remodelação

Sinais que sua casa em Curitiba precisa de remodelação

SINAIS QUE SUA CASA EM CURITIBA PRECISA DE REMODELAÇÃO  Sua casa em Curitiba está apertada, lotada ou desatualizada? Se for, esses são sinais de uma casa que precisa de reforma e é provável que você esteja considerando comprar uma nova casa que tenha todas as...

ler mais

0 comentários

Call Now Button