Como fazer um piso de concreto antiderrapante:
O concreto escorregadio é extremamente perigoso. Um pequeno escorregão e queda pode fazer com que você bata a cabeça, quebre o quadril ou sofra outras lesões graves.
Se a sua casa tiver uma superfície de concreto ou concreto decorativo, é fundamental protegê-la da água e de outros elementos para não ficar escorregadia.
Preocupada com sua segurança, a equipe Machado Valente Engenharia preparou um conteúdo exclusivo sobre pisos antiderrapantes, confira.
Como fazer um piso de concreto antiderrapante:
Existem vários tipos de acabamentos que você pode adotar para tornar os degraus de concreto recém-derramados mais seguros.
1. Melhor Concreto
Mais importante, se possível, tente se concentrar em colocar o concreto da melhor qualidade possível, para que você não precise depender tanto de um selador para evitar um deslizamento.
Mesmo uma fina camada de bom selador pode ser suficiente para evitar um deslizamento acidental em sua casa se o concreto for durável e a pintura for completa.
Uma fina camada de selante também evitará que o plástico se acumule, o que reduzirá a quantidade de selante decorativo e aditivos de grão que você precisa aplicar na superfície de concreto.
Lembre-se de que você está usando o selante para fortalecer o concreto e certifique-se de que o selante não cause a fraqueza do concreto.
2. Vedante Antiderrapante
A primeira opção é usar um selante antiderrapante. Você pode usar selantes penetrantes, que funcionam abaixo da superfície, em vez de alterar a textura da superfície.
Esses selantes penetram nos poros e reagem à superfície abaixo, fortalecendo-a por dentro. Por não alterarem a superfície do lado de fora, esses selantes são naturalmente antiderrapantes.
Você pode andar com confiança sobre o revestimento selador como se estivesse andando diretamente sobre o concreto. Use um selante repelente de água, que reduz a absorção de água da superfície em até 95%, tornando a superfície resistente à neve, geada, chuva e outros elementos.
Você não apenas protege sua família e convidados de acidentes de deslizamento e queda, mas também protege seu concreto do desgaste normal causado por elementos climáticos.
3. Aditivos antiderrapantes
Aditivos antiderrapantes estarão disponíveis onde quer que você compre o selante. Dependendo de quanta tração a superfície escorregadia requer, eles normalmente estão disponíveis em classes finas ou grossas.
4. Acabamento com sal-gema
Este tipo de acabamento é aplicado antes que o concreto esteja completamente curado. O método consiste em polvilhar sal sobre uma superfície de concreto molhada e alisá-la com uma espátula. A lavagem salina é removida quando a superfície de concreto está totalmente curada, revelando uma textura atraente.
Várias pessoas descobriram que adicionar elementos como grão de óxido de alumínio ao selante faz uma diferença significativa. O material é amplamente disponível e compatível com uma ampla gama de selantes.
A melhor parte é que ele vem em várias cores, oferecendo uma variedade de opções sem comprometer a aparência de sua superfície de concreto escorregadia. O material tem um preço razoável e pode fornecer ampla cobertura.
5. Areia de Sílica
O procedimento envolve a aplicação de uma camada de areia de sílica sobre a primeira camada de selante de concreto fresco. Após a secagem da primeira camada de selante de concreto, a segunda camada é aplicada e finalizada. A superfície parece ter uma pequena aparência turva usando este método.
6. Ácido muriático ou clorídrico
Uma solução de ácido muriático a 25% pode gravar concreto escorregadio e dar-lhe uma superfície mais áspera. O ácido pode corroer a camada superior do concreto, expondo a areia que se mistura a ele. Como resultado dessa exposição, o concreto terá uma superfície levemente áspera semelhante a uma lixa.
Ele transforma seu concreto liso em um piso antiderrapante mesmo quando molhado. Para sua segurança, use óculos de proteção, luvas de borracha e roupas de proteção ao usar este método.
7. Tinta e primer
Você também pode ter o concreto liso preparado e repintado enquanto adiciona aditivos de grão à tinta para torná-lo não escorregadio. O grão claro funciona de maneira semelhante à areia de sílica, mas não turva o selante de concreto.
Novamente, o grão estará disponível onde você comprar a tinta de concreto. Siga as proporções sugeridas e misture na tinta conforme indicado.
Enquanto areia e serragem também podem ser aplicados como aditivos de grão, o material mais novo, vendido especificamente para tornar o concreto menos escorregadio, é muito mais leve e se mistura com a tinta mais facilmente. Como resultado, trabalhar com esses aditivos será muito mais fácil para você.
8. Endurecedor de Cor
Os endurecedores de cor parecem ser outro método eficaz para empreiteiros. Mesmo se você aplicar o endurecedor, notará o benefício significativo e a cobertura pesada que ele pode fornecer. O endurecedor de cor não aparece na superfície de forma tão proeminente quanto o grão de polímero.
Também é muito mais durável que o selante, importante porque o aditivo deve decolar para evitar o deslizamento quando se desgasta. Você não terá o mesmo problema com esta técnica de endurecedor de cor.
Conclusão
Superfícies de concreto podem melhorar a aparência de uma sala ou de qualquer ambiente em que sejam usadas. Superfícies de concreto, quando feitas corretamente, podem ser consideradas decorativas e agregam ao apelo estético de seu entorno.
No entanto, você pode ter ouvido falar de deslizamentos e outros acidentes que ocorrem no concreto com mais frequência do que deveriam. Mesmo uma pequena quantidade de água no concreto pode rapidamente se tornar extremamente perigosa se não for tratada adequadamente. A Machado Valente Engenharia se preocupa com a saúde de todas as pessoas envolvidas, por isso preparamos esse conteúdo exclusivo para nossos leitores.
Não é só para idosos e crianças; mesmo os jovens no auge podem se ferir gravemente ao escorregar e cair no concreto.
0 comentários