QUAL A MELHOR POSIÇÃO SOLAR? E QUAL O MELHOR ANDAR PARA MORAR?
Escolhendo a posição solar correta, você oferecerá ao seu apartamento, além do conforto térmico e luminosidade, a redução de chances da proliferação de fungos, umidade e mofo. Mas deve estar atento aos danos que o excesso de sol pode trazer.
A altura do apartamento também é um dos quesitos mais importantes quando o assunto é valorização e pode ser determinante quando falamos de segurança, vista e privacidade.
Preferencialmente você deve escolher um apartamento com uma das faces viradas a norte, nessa face o sol incide durante praticamente todo o dia. Nem sempre essa escolha é possível ou cabe no bolso, já que esse tipo de apartamento costuma ser bastante valorizado. A incidência do sol da manhã — leste ou da tarde — oeste também é bastante desejável e ambas trazem vantagens e desvantagens.
SOL DA MANHÃ
O sol da manhã vindo do leste costuma ser menos intenso e não causa tanto desconforto quanto ao calor, porém pode atrapalhar bastante quem costuma dormir até mais tarde em função da claridade.
SOL DA TARDE
Já o sol da tarde que incide nas fachadas viradas a oeste é o mais quente, porém traz com ele uma menor chance de haver mofo e bolor nos cômodos, situação comum em regiões cuja umidade do ar é alta.
Quando falamos de qual o melhor andar também existem prós e contras entre os andares baixos e altos.
ANDARES ALTOS
Os andares altos são muito procurados, pois oferecem a melhor vista, o que pode ser determinante entre dois empreendimentos com a mesma infraestrutura, outra vantagem interessante é a privacidade e segurança, já que é possível deixar as janelas e cortinas abertas. Um contra importante além do preço mais elevado é a dependência do elevador que em horários de pico pode demorar um pouco ou na falta de energia causar algum transtorno.
ANDARES BAIXOS
Já andares mais baixos como até o terceiro andar podem ser facilmente alcançados por escadas, são mais baratos também, o que os torna atrativos como investimento pela facilidade de negociação e uma boa alternativa no caso de aluguel.
0 comentários