STEEL FRAME NA CONSTRUÇÃO CIVIL

abril 11, 2022
STEEL FRAME NA CONSTRUÇÃO CIVIL

STEEL FRAME NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Conheça esse método construtivo e veja como o seu projeto pode se beneficiar dele.

O Steel Frame é, como o nome já indica, uma estrutura de aço. Dessa forma, a construção é feita totalmente a seco e pode ser preenchida com diferentes materiais. Esse método é prático, rápido e ecológico. Portanto, tem se tornado uma alternativa para muitas obras.

No entanto, não há tantos profissionais especializados nesse tipo de construção no Brasil, portanto, é importante escolher com atenção. O aço galvanizado, empregado no Steel Frame, passa por um processo chamado galvanização, que cria um revestimento de zinco sobre a peça. Dessa forma, evita-se a corrosão, conferindo mais segurança às obras ou objetos.

Como são aplicadas as estruturas

A primeira etapa de uma obra realizada com Steel Frame é a fundação. Esta costuma ser do tipo radier. Essas fundações são mais rasas e podem ser realizadas em vários tipos de terrenos. Os perfis de aço galvanizado são usados na construção de componentes como painéis estruturais e não estruturais, de piso, tesouras de telhados e vigas secundárias.

As placas empregadas para o fechamento do Steel Frame podem ser de cimento, drywall e madeira, por exemplo. Há diversos materiais que podem ser aplicados nesta etapa, do acordo com o tipo de obra e finalidade.

 

Onde são usadas as estruturas

Esse sistema pode ser empregado em área residencial, comercial e industrial. O Light Steel Frame conta com uma produção industrializada e, portanto, permite uma grande versatilidade em relação aos subsistemas, entre eles estão: cobertura, acabamentos, revestimento e instalações.

Tipos de construções com aço galvanizado

O Steel Frame conta com aço galvanizado, gesso acartonado (drywall), revestimento em OSB (que emprega placas de madeira), material isolante — pode ser lá de vidro ou plástico PET — e, para finalizar, placas de cimento servem como acabamento.

Depois de realizada a fundação, o Steel Frame começa a ser aplicado. Esse tipo de obra pode contar com telhas de cerâmica, shingles (telhas mais leves e flexíveis) e lajes impermeabilizadas. O método pode ser empregado em diversos tipos de construção, incluindo prédios de até quatro andares.

Peso das estruturas

As obras em Steel Frame são realizadas a partir de chapas de aço com espessura reduzida. Dessa forma, contam com maior rapidez na execução e na redução no peso do edifício, custos e desperdício. O aço torna a estrutura desses sistemas mais leve, bem como, resistente a determinados agentes externos.

Outro destaque é que esse tipo de obra dispensa o maquinário pesado. Além de ter grande flexibilidade em relação aos acabamentos externo e interno.

Vantagens do Steel Frame

Esse sistema conta com maior viabilidade de cálculos, permitindo maior precisão tanto na quantidade de material a ser aplicado, quanto em relação a mão de obra a ser empregado durante o tempo de execução. Dessa forma, é possível uma expressiva redução nos custos da obra.

A leveza da construção em Steel Frame com o aço distribuído de forma uniforme pelas paredes, alivia as fundações aumentando a segurança da obra. Além disso, esse tipo de estrutura não permite a propagação de fogo, não sofre ataque de cupins e o revestimento de zinco a torna resistente à corrosão. Esse elemento serve como barreira física contra cortes, arranhões, trincos e torções.

Desvantagens

Justamente por ser leve, a obra permite um número máximo de andares. Se o material escolhido para o revestimento interno for frágil, podem ocorrer trincos ou outros danos, caso sejam pendurados objetos muito pesados nas paredes.

Além disso, no Brasil ainda não há muita mão de obra especializada para esse tipo de obra. Por isso, é importante contar com uma empresa de engenharia especializada no uso de Steel Frame. Assim, você garante a segurança e regularidade da obra. Para um projeto preciso e uma execução de alta qualidade, conte com a Machado Valente Engenharia especializada.

Veja Mais Artigos 

Como conseguir uma remodelação de banheiro claro e arejado.

Como conseguir uma remodelação de banheiro claro e arejado.

Como conseguir uma remodelação de banheiro claro e arejado. Quando você está procurando ideias de remodelação do banheiro ou procurando criar um refúgio dentro de sua casa para escapar e recarregar, é melhor manter tudo leve e brilhante. Vamos começar com linhas e...

ler mais
Benefícios do Design 3D na Remodelação de Casas

Benefícios do Design 3D na Remodelação de Casas

Benefícios do Design 3D na Remodelação de Casas As técnicas de remodelação em 3D são uma ótima maneira de ter uma ideia de como será a sua casa antes mesmo de iniciar qualquer reforma. Imagens tridimensionais podem ser usadas para qualquer coisa, desde renovar um...

ler mais
Projetos de cozinhas modernas para sua reforma.

Projetos de cozinhas modernas para sua reforma.

Projetos de cozinhas modernas para sua reforma. Então, você decidiu remodelar sua cozinha. Parabéns! Você está dando um grande e emocionante passo para tornar a casa dos seus sonhos uma realidade. Remodelar sua cozinha é uma decisão importante e que você não deve...

ler mais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Call Now Button