O QUE SÃO EDIFÍCIOS INTELIGENTES?

março 16, 2022
MACHADO VALENTE ENGENHARIA, OBRAS RESIDENCIAIS, INDUSTRIAIS, REFORMAS, AMPLIAÇÕES, PROJETOS DE CONSTRUÇÕES, LICITAÇÕES, OBRAS COMERCIAIS, CONSTRUÇÃO DE LOJAS

Essas construções estão cada vez mais presentes e fazem toda a diferença para a sustentabilidade e economia de recursos.

A tecnologia permite que os edifícios tenham um protagonismo maior do que apenas oferecer um espaço para as pessoas sentarem para trabalhar. Além de atender às necessidades mais diversas, podem ser mais eficientes, minimizar custos e economizar energia.

As construções inteligentes podem empregar diferentes metodologias e são projetados de forma que permitam a integração de novas tecnologias. Para controlar e otimizar a sua performance, os edifícios inteligentes podem empregar mecanismos como sensores de Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial, sistemas de gerenciamento da construção e realidade aumentada.

Automação e integração

O pilar de qualquer edifício inteligente é o sistema de gerenciamento de edifício (BMS), também conhecido como sistema de automação predial. Este sistema funciona como o cérebro, controlando todas as outras funções do edifício. Ele é baseado em um computador que integra e controla os sistemas do edifício inteligente. Dessa forma, o BMS garante que as operações funcionem de forma segura e eficiente.

Compartilhar e integrar dados entre os sistemas do edifício, permite que o conjunto opere de forma melhor do que as partes individuais.

Otimização do espaço e manutenção

Os sensores de ocupação, por exemplo, podem fazer toda a diferença na identificação dos espaços mais ou menos utilizados. Quantas pessoas frequentam cada área e, portanto, para definir quais áreas merecem mais atenção, onde salas de reunião são mais necessárias ou que região é empregada para o trabalho individual.

Já a inteligência artificial pode ajudar a identificar a necessidade de manutenção de algum recurso. Isso porque ela aprende a perceber padrões de funcionamento fora do normal e emite alerta em relação ao ocorrido.

Iluminação inteligente

Maior versatilidade na composição do ambiente e a possibilidade de ativação remota são elementos característicos da iluminação inteligente. Nesse tipo de aplicação, o funcionamento e a regulagem das lâmpadas podem ser realizados por meio de dispositivos móveis como celulares e tablets ou por comando de voz. Esse sistema representa, portanto, maior conforto, praticidade e também economia de energia.

A iluminação inteligente pode ainda ser combinada com sensores de movimento, de forma a desligar lâmpadas quando o cômodo está vazio. Além disso, é possível programar os horários de ativação da iluminação.

Controle de ar-condicionado

Identificar onde há mais pessoas, a temperatura do ambiente, a abertura e fechamento de portas e janelas fornece uma série de dados para o BMS. Com isso, é possível identificar uma série de necessidades de manutenção e segurança. Mas também é fonte de informação que pode ser utilizada pelo sistema de ar-condicionamento.

Dessa forma, é possível automatizar o funcionamento do ar-condicionado em toda a edificação de forma a oferecer conforto e economia. Com a ativação de desligamento dos aparelhos conforme a necessidade do uso ou não, é possível evitar o funcionamento desnecessários dessa alternativa.

Energia renovável

Os elementos citados anteriormente ajudam na redução dos gastos de energia. O que é importante para a sustentabilidade. As construções inteligentes prestam atenção a esse elemento e são essenciais para a eficiência energética.

Além disso, podem aliar a produção de energia limpa — como a geração eólica ou uso da energia solar — à redução de emissão de poluentes e otimização do uso dos recursos energéticos e hídricos. 

Projetos inteligentes

Os projetos inteligentes vão muito além do emprego de dispositivos dessa modalidade, como você pode perceber. Eles dependem de uma interligação entre os diferentes elementos, coleta e análise de dados para o melhor aproveitamento dos recursos.

Aumento na eficiência predial

Um edifício eficiente aproveita uma plataforma de conectividade de última geração para lidar com os principais desafios imobiliários corporativos, instalações e TI para melhorar a eficiência energética, a utilização do espaço e a satisfação dos ocupantes. Em um edifício eficiente, a plataforma de conectividade inteligente é facilmente adaptável às mudanças no design do espaço ou nas tecnologias de comunicação. 

Uma rede de sensores de alta densidade integra-se a outros sistemas prediais para fornecer controle de sistemas prediais baseado em ocupação minuciosa para uso ideal de energia e conforto dos ocupantes, ao mesmo tempo em que fornece uma visão histórica e em tempo real dos padrões de ocupação.

Numa altura em que os padrões de design e utilização dos espaços individuais e comuns de um edifício estão sofrendo alterações significativas, as expectativas de eficiência continuam a aumentar. Isso é alimentado pelo aumento de dispositivos conectados, sensores e aplicativos BIoT. À medida que a definição de edifícios inteligentes continua a evoluir, os edifícios estão se tornando cada vez mais conectados e eficientes.

Com base baste neste cenário a Construtora Machado Valente com seu Gerente Executivo Jairo Valente, está na vanguarda deste setor, buscando cada vez mais aprimorar seus projetos de edifício comerciais e residenciais dentro desta tendência, agregando um conhecimento inovador na construção civil.

Em sintonia com grandes parceiros como a empresa Innovative Home, podem oferecer o que há de mais moderno em soluções para prédios inteligentes.

Veja Mais Artigos 

Como conseguir uma remodelação de banheiro claro e arejado.

Como conseguir uma remodelação de banheiro claro e arejado.

Como conseguir uma remodelação de banheiro claro e arejado. Quando você está procurando ideias de remodelação do banheiro ou procurando criar um refúgio dentro de sua casa para escapar e recarregar, é melhor manter tudo leve e brilhante. Vamos começar com linhas e...

ler mais
Benefícios do Design 3D na Remodelação de Casas

Benefícios do Design 3D na Remodelação de Casas

Benefícios do Design 3D na Remodelação de Casas As técnicas de remodelação em 3D são uma ótima maneira de ter uma ideia de como será a sua casa antes mesmo de iniciar qualquer reforma. Imagens tridimensionais podem ser usadas para qualquer coisa, desde renovar um...

ler mais
Projetos de cozinhas modernas para sua reforma.

Projetos de cozinhas modernas para sua reforma.

Projetos de cozinhas modernas para sua reforma. Então, você decidiu remodelar sua cozinha. Parabéns! Você está dando um grande e emocionante passo para tornar a casa dos seus sonhos uma realidade. Remodelar sua cozinha é uma decisão importante e que você não deve...

ler mais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Call Now Button