O novo normal da construção: 3 mudanças pandêmicas que vieram para ficar

junho 21, 2022
O novo normal da construção: 3 mudanças pandêmicas que vieram para ficar

O novo normal da construção: 3 mudanças pandêmicas que vieram para ficar.

As empresas em toda a economia mundial tiveram que fazer grandes mudanças em suas operações graças ao COVID-19. A industria da construção civil se manteve parada durante a maior parte da pandemia. E só agora esta voltando a ativa 100%.

Em todos os setores, as companhias tiveram que se adaptar ao trabalho home office. Tendo que se adaptar rapidamente para enfrentar os novos desafios. Por sua vez, a construção civil foi impactada por:

  • Uma escassez contínua de trabalhadores que começou muito antes da pandemia
  • Atrasos na cadeia de suprimentos que também resultaram em aumento de preços
  • Limites para a quantidade de trabalhadores permitidos nos canteiros de obras
  • Rastreamento, distanciamento social e EPI apropriado para os trabalhadores que estavam no local.

Esses desafios mudaram a forma como a construção faz negócios. Aqui estão alguns dos impactos de longo prazo da pandemia que criaram um ‘novo normal’ para o setor de construção e as soluções emergentes que ajudarão o setor a enfrentar esses desafios.

Maior segurança e rastreamento

A melhoria contínua dos protocolos de segurança sempre esteve no topo da lista de tarefas da construção civil. O que está mudando são as métricas usadas para avaliar o sucesso e as ferramentas implementadas para atingir as metas de segurança. Atualmente, os melhores resultados positivos em segurança da construção dependem do rastreamento de acidentes e da documentação dos locais de trabalho para monitorar o progresso da limpeza e a implementação do protocolo de segurança. As ferramentas de documentação fotográfica do local de trabalho que oferecem visualizações 24 horas por dia, 7 dias por semana do local e sua manutenção estão ajudando os gerentes a realizar verificações e visitas, independentemente de suas localizações. O Coronavírus ainda é uma realidade nos locais de trabalho, portanto, rastreamento contínuo de contatos, exames diários de saúde do trabalhador e limpeza do local de trabalho são tendências que continuarão nos locais de trabalho por muito tempo. Formulários digitais móveis como os criados no Device Magic facilitam o rastreamento preciso do movimento das pessoas e facilitam o compartilhamento, o armazenamento e a análise das informações contidas neles. O Device Magic facilita a criação de formulários online personalizados que podem coletar conjuntos de dados mais robustos que podem incluir fotos e geotagging.

Como se contentar com o menor número possível de trabalhadores no local

A construção vem lidando com uma escassez de trabalhadores qualificados há algum tempo. No decorrer da próxima década, estima-se que 41% da atual força de trabalho da construção dos EUA se aposente. Agora que os esforços de controle da pandemia levaram a limites rígidos na ocupação do local, e existem regulamentos que exigem o rastreamento de todos os presentes. Cada vez mais a mão de obra especializaada será importente, mas tambem dificil de encontrar. O lado bom é que com o avanço da tecnologia, os aplicativos e os sistemas de gerenciamento de obas online, irão sempre passar as imformaçoes necessárias em primeira mão, garantindo eficiencia e organização, mesmo com um cenário reduzido de operários. Tecnologia da informção sendo cada vez mais determinante no segmento da construção pesada. Com todos os cudiados sanitários é claro.

Lidando com escassez de suprimentos, atrasos e aumentos de preços

Um planejamento de construção eficaz geralmente determina que o tempo ideal para entrega de suprimentos seja o mais próximo possível de quando os mesmos serão necessários, para evitar locais de trabalho lotados e danos aos materiais.

Quando os suprimentos são difíceis de encontrar ou quando o preço dos materiais sobe consistentemente, os gerentes são levados a fazer pedidos antes de serem totalmente vendidos. Gerando atrasos e problemas operacionais.

Os preços da madeira se estabilizaram, mas ainda estão altos, assim como os preços de suprimentos como cobre e aço. Planejamento e flexibilidade serão as chaves para o sucesso das contrutoras diante desses desafios. Um estudo da McKinsey de 2020 indica que as empresas procurarão entrar em modelos de fabricação para controlar mais o processo de construção, fabricacando os prórpios suprimentos.

Ferramentas tecnológicas ajudam a impulsionar a indústria

O boom tecnológico na construção civil está apenas começando. Um estudo da empresa de consultoria americana McKinsey diz que “as tecnologias digitais podem permitir uma melhor colaboração, maior controle da cadeia de valor e uma mudança para uma tomada de decisão mais baseada em dados”, o que torna mais fácil fazer mais com menos – exatamente o que a indústria está sendo solicitada a fazer.

Por meio dessas novas ferramentas e da resiliência e da natureza firme pelas quais é conhecida, a construção emergirá mais forte e mais capaz do que nunca.

 

Depois de saber de tudo isso, os resultados positivos de dentro das obras provam que a Machado Valente sempre foi precisa e cautelosa com todas as normas de segurança da construção. Pois vem acompanhando e implementando as tendências desse setor com muito cuidado e profissionalismo. Sempre entregando as obras com muita qualidade e dentro dos prazos estipulados. Respeitando todas as questões sanitárias.

 

Veja Mais Artigos 

COMO ENCONTRAR A MELHOR EMPRESA DE CONSTRUÇÃO INDUSTRIAL

COMO ENCONTRAR A MELHOR EMPRESA DE CONSTRUÇÃO INDUSTRIAL. Encontrar a empresa de construção industrial certa pode ser um processo delicado. Envolve muita pesquisa, estratégias de negociaçoés e gestão de projetos. Se você estiver planejando um projeto industrial de...

ler mais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Call Now Button