A tecnologia tem aplicações variadas para proporcionar maior economia e eficiência nas obras.
O conceito de impressão 3D foi concebido nos anos 1980. Os primeiros experimentos começaram em 1981. Mas foi em 1986 que a primeira pessoa se engajou na oferta comercial da tecnologia, quando o inventor americano, Charles Hull, deixou a empresa onde trabalhava para criar sua própria organização.
A tecnologia foi sendo desenvolvida e, a princípio, atendia apenas tamanhos menores sendo usada principalmente para modelagem conceitual de produto e testes de forma e função. No final daquela década foi criada uma forma de impressão que permitia maior variedade de materiais.
Impressoras 3D na engenharia
No mercado brasileiro as impressoras 3D atenderam primeiro a indústria automobilística. Por aqui, a popularização da técnica começou apenas em 2015. Hoje, é possível encontrar vários modelos no mercado, produzidos por diferentes empresas.
As impressoras avançaram tanto que já são capazes de produzir casas inteiras. Mas não é só isso, para o emprego dessa tecnologia na engenharia civil é necessário contar com os conhecimentos específicos da área, somados aos processos de impressão 3D. Somente assim é possível aproveitar o melhor da técnica, com segurança e eficiência.
Facilidades da tecnologia
Que a impressão 3D é capaz, inclusive, de produzir edificações inteiras você já está sabendo. Mas ela tem uma serie de finalidades, que podem otimizar o uso de recursos, oferecer agilidade no processo de planejamento e maior segurança. Veja como.
Prototipagem de partes
A análise da futura construção em escala reduzida permite a comprovação de medida e redução de erros. Com essa técnica também é possível analisar detalhes específicos no design do local, criar uma representação realista para estudo e agilizar o processo de construção da maquete de partes específicas ou ambientes inteiros.
Economia nos materiais
Com a análise estrutural mais precisa da construção é possível reduzir erros e o cálculo de materiais fica mais preciso, reduzindo as chances de ter um estoque muito maior do que o necessário para a realização da obra.
Além disso, as impressoras 3D permitem a otimização no uso de madeira, tijolo e concreto. Isso torna as construções mais sustentáveis.
Acesso e redução de custo na construção
A tecnologia de impressão 3D pode ser uma aliada importante na realização de obras em locais de difícil acesso, mantendo a qualidade, com redução de custos e maior velocidade no planejamento.
A facilidade em representar a obra em escalas menores, auxilia na identificação de erros estruturais e permite corrigi-los antes de iniciar as obras. O que representa economia de material e maior eficiência.
A maior facilidade e agilidade na impressão de um projeto pode facilitar a conversa entre construtora e clientes. A tecnologia ainda permite agilizar ajustes e otimizar o tempo.
Evolução constante
A tecnologia está em constante evolução. Por isso, a expectativa é que as aplicações se tornem mais amplas e ágeis em um curto espaço de tempo. Levando isso em consideração, é importante contar com profissionais experientes e atentos às mudanças. Dessa forma, é possível tirar o melhor proveito das ferramentas disponíveis e obter os melhores resultados nas obras.
A Construtora Machado Valente conta com profissionais qualificados, anos de experiência na área e um vasto portfólio. Dessa forma, proporcionamos as melhores soluções, segurança e um processo de construção descomplicada.
0 comentários