6 tipos de tecnologia de construção que você usará no futuro.

junho 21, 2022
MACHADO VALENTE ENGENHARIA, OBRAS RESIDENCIAIS, INDUSTRIAIS, REFORMAS, AMPLIAÇÕES, PROJETOS DE CONSTRUÇÕES, LICITAÇÕES, OBRAS COMERCIAIS, CONSTRUÇÃO DE LOJAS

6 tipos de tecnologia de construção que você usará no futuro.

Só de pensar em novas tecnologias, você já fica imaginando milhares de coisas. E o ramo da construção civil vem passando por uma revolução tecnológica sem precedentes. As casas, os prédios, barracões industriais, enfim… Serão cada vez mais inteligentes, conectados, sustentáveis e práticos. Sem falar no tempo de construção, que será cada vez menor.

Tipos de tecnologia de construção que impactam a indústria:

  • Aplicativos de coleta de dados.
  • Drones.
  • Software de modelagem de informações de construção (BIM).
  • Realidade virtual e wearables.
  • impressão 3D.
  • Inteligência artificial.

 

  • 1 – Aplicativos de coleta de dados.

Os aplicativos para a construção civil têm como objetivo otimizar o tempo e levar para o canteiro de obras ferramentas virtuais que possam substituir as ferramentas manuais tradicionais. Inúmeras empresas têm aderido à tendência de utilizar aplicativos móveis para melhorar a gerência de seus processos internos. Dentre esses últimos, estão os de coleta de dados em campo, um processo importante que vem transformando o setor de construção civil. A atividade de reunir e coletar dados para obter informação em campo pode ser feita por meio de dispositivos móveis, aproveitando a vantagem da constante expansão das redes de telefonia móvel, alcançando até mesmo as áreas mais remotas.

A adoção de canais móveis para a coleta de dados em campo é um fenômeno que tem alcançado setores que tendiam a ser relutantes em relação à tecnologia, tais como o da construção civil, por exemplo. As tecnologias móveis, que antes eram domínio de poucos, agora são comuns graças às melhoras na conectividade e o poder computacional dos dispositivos móveis (smartphones e tablets).

A coleta de dados em campo se torna mais rápida, graças a formulários totalmente customizáveis. Os dados coletados são enviados para o escritório central instantaneamente, eliminando o tempo de espera decorrido entre o deslocamento do trabalhador da área de coleta ao escritório da empresa com os formulários em papel para o processamento. O trabalho é 100% verificado: é possível registrar a assinatura do funcionário, a localização do GPS, a data e a hora da coleta da informação. A qualidade dos serviços prestados é aprimorada exponencialmente, proporcionando ao cliente uma atenção mais organizada e profissional Graças a aplicativos como o DataScope, o trabalho pode ser avaliado com mais eficiência e as empresas podem obter métricas mais precisas. Essa será cada vez mais a realidade: Cada vez menos papel, mais informação técnica e precisa  em tempo real e construções mais funcionais e rápidas.

  • 2 – Drones.

Os drones tem um papel cada vez mais fundamental na construção civil. Pois além de monitorarem em tempo real as obras, desde a qualidade das edificações e até mesmo prevenindo erros e problemas estruturais, permite que a construtora e seus engenheiros trabalhem com mais precisão, segurança e comodidade. Esses equipamentos, possuem câmera de alta resolução, posicionamento por GPS, WIFI e baterias com capacidade de horas de voo. O acompanhamento da construção é garantido por vídeo, com transmissão ao vivo e muita qualidade de imagem. Não demorara muito para que um drone, literalmente faça parte da obra, levando até mesmo ferramentas e insumos para cada etapa e fase de qualquer edifição. Ou execute uma tarefa extremamente específica que hoje é feita por um colaborador no canteiro de obras.

  • 3 – Software de modelagem de informações de construção (BIM).

Com a tecnologia BIM (Building Information Modeling – Modelagem de Informações da Construção), é possível criar digitalmente um ou mais modelos virtuais precisos de uma construção. Eles oferecem suporte ao projeto ao longo de suas fases, permitindo melhor análise e controle do que os processos manuais.

O Revit é o software BIM mais utilizado pelos profissionais que trabalham com esta metodologia colaborativa. Sendo o sucessor BIM do software de desenvolvimento de projetos AutoCAD da  gigante Autodesk.

  • 4 – Realidade Virtual e Wearables.

A realidade virtual apareceu para as pessoas através do mundo dos games. E é claro que a construção civil não iria ficar de fora disso. É simplesmente um casamento perfeito! Pois permite aos profissionais de engenharia civil, arquitetura e até mesmo investidores, incorporadores e clientes. Visualizar todo aquele cenário 3D virtual da planta em um óculos em 360 graus. Você simplesmente entra no cenário como se obra já estivesse pronta e entregue. É fantástico!!!

Os Wearables (dispositivos vestíveis) também tem seu papel importante nessa revolução tecnológica na construção. Esses acessórios consistem em um conjunto de dispositivos com tecnologia embarcada incorporada nos equipamentos que os colaboradores de campo utilizam como capacetes, cintos, relógios, óculos, roupas, etiquetas e sensores. Esses itens inteligentes podem gerar várias camadas de informações, detectar a localização, facilitar a comunicação e aperfeiçoar a segurança da equipe. Os Wearables estão na vanguarda dos equipamentos de proteção individual e coletivo. Atualmente é bastante comum você  observar a utilização de relógios inteligentes, eles facilitam nossa vida na detecção do celular, monitoramento cardíaco, no acompanhamento das redes sociais entre outros. A facilidade foi estendida para os itens vestíveis da construção, essa tecnologia agregada pode reduzir o tempo das atividades, ajudar na prevenção de acidentes, simplificar as vistorias da equipe de segurança do trabalho e aumentar a qualidade do serviço.

  • 5 – Impressão 3D.

Desde o surgimento da manufatura aditiva (impressão 3D), todos os setores da industria evoluíram com muita velocidade. Através dessa tecnologia, tudo pode ser feito, camada por camada, até ficar na forma física ideal. A impressão de casas 3D já é realidade nos Estados Unidos e Europa, e cada vez mais irá se espalhar pelo mundo todo. Sem dúvida é jeito muito mais rápido, ecológico, pois não vai muita água e eficiente de construir qualquer projeto de engenharia civil. Aliás, de construir qualquer coisa.

  • 6 – Inteligência Artificial.

A programação de computadores chegou em um estado tão avançado, que os softwares (programas), através da inteligência artificial, já são capazes de pensar e executar tarefas programadas por conta própria. Você literalmente já consegue ter um computador criando e executando um projeto arquitetonico ou uma planta de engenharia através de um software CAD/BIM, fechando o arquivo e mandando imprimir 3D a edificação. Tudo de forma conectada, automatizada, rápida e online.

 

Qual é o próximo?

Prever e acertar qual é a grande nova tecnologia que irá revolucionar a industria da construção civil não é nada fácil. Pois envolve muitas coisas que ainda a própria ciência e a engenharia sabem ao certo. A evolução acontece quando todas as áreas do conhecimento, as linhas cientificas e os segmentos económicos trabalham de forma conjunta, ano após ano. Mas de uma coisa você pode ter certeza: Sua casa, o prédio que você trabalha, a barracão da oficina que você leva seu carro para uma revisão, serão cada vez mais inteligentes e sustentáveis. Pois tecnologia e construção civil já são a mesma coisa.

Veja Mais Artigos 

COMO ENCONTRAR A MELHOR EMPRESA DE CONSTRUÇÃO INDUSTRIAL

COMO ENCONTRAR A MELHOR EMPRESA DE CONSTRUÇÃO INDUSTRIAL. Encontrar a empresa de construção industrial certa pode ser um processo delicado. Envolve muita pesquisa, estratégias de negociaçoés e gestão de projetos. Se você estiver planejando um projeto industrial de...

ler mais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Call Now Button