5 tipos de tecnologia de construção para ajudá-lo a melhorar a segurança do local de trabalho

junho 21, 2022
MACHADO VALENTE ENGENHARIA, OBRAS RESIDENCIAIS, INDUSTRIAIS, REFORMAS, AMPLIAÇÕES, PROJETOS DE CONSTRUÇÕES, LICITAÇÕES, OBRAS COMERCIAIS, CONSTRUÇÃO DE LOJAS

5 tipos de tecnologia de construção para ajudá-lo a melhorar a segurança do local de trabalho

Um quadro mais claro está emergindo dos tipos de tecnologias que estão subindo ao topo na construção. Muitas das tecnologias mais comentadas e procuradas da atualidade estão concentradas em ajudar a indústria a enfrentar desafios contínuos em relação à mão de obra, produtividade, segurança e lucratividade.

É a tecnologia que ajuda as empresas a fazer mais com menos, continuando a atender à crescente demanda. Pensando nisso, compilamos uma lista de 5 tecnologias que esperamos ver na construção nos próximos anos.

Acompanhe!

  • 1 – EPI equipado com tecnologia NFC.

 NFC é uma tecnologia incrivel de comunicação sem fio presente em diversos smartphones. Seu funcionamento se difere do Bluetooth e Wi-Fi, entre outros quesitos, porque requer a aproximação de dois dispositivos. Essa sigla significa: Near Field Communication (Comunicação de Campo Próximo), o NFC é considerado uma versão mais sofisticada do RFID, tecnologia de radiofrequência utilizada em crachás e chaves de hotel, por exemplo – porém, opera em frequência constante de 13,56 MHz. Através dessa tecnologia, os EPIs, estarão completamente conectados e monitorados em tempo real. Garantindo muita segurança e comodidade aos trabalhadores do setor.

  • 2 – Tecnologia de mitigação de colisão para caminhões vocacionais.

Os dados de acidentes de caminhões pesados nos últimos anos foram sombrios. Em 2019, as mortes de motoristas de caminhões atingiram seu nível mais alto em mais de 30 anos. Embora a tecnologia de mitigação de colisões tenha sido implementada por muitos fabricantes de caminhões rodoviários, mais recentemente, os esforços de P&D têm se mostrado promissores para a segurança de caminhões vocacionais. A ForConstructionPros destacou recentemente algumas das tecnologias mais recentes que ajudam os motoristas de caminhão vocacionais a monitorar e reagir ao ambiente e a situações potencialmente perigosas. O conjunto de sistemas de segurança ativa Detroit Assurance 5.0 está recebendo algum burburinho na indústria. Os sistemas trabalham juntos em várias capacidades para melhorar a visibilidade, alertar os motoristas para que tomem certas precauções de segurança e melhorar o treinamento dos motoristas.

  • 3 – Operação de máquina controlada remotamente.

O equipamento de construção com controle remoto gerou muito debate entre os operadores de máquinas. Os céticos veem isso como a queda das habilidades essenciais do operador. Eles acreditam que você precisa estar na cabine para operar com eficiência e sentir a verdadeira sensação da máquina e ter o controle total dela. Mas é fato que a tecnlogia de automação e controle remoto, deixa o trabalhho no canteiro de obras mais rápido e processual. Com máquinas inteligentes que fazem o trabalho de forma automática. Só que elas precisam de mão de obra técnica qualificada para que sejam programadas da forma correta e funcionem sempre. As máquinas sempre irão precisar de um jeito ou de outro do homem.

  • 4 – Segurança Inteligente.

Atividades não autorizadas ou inadequadas no local de trabalho podem criar condições perigosas. Por isso é tão importante poder monitorar o canteiro de obras 24 horas por dia, 7 dias por semana. A empresa americana TrueLook está levando a vigilância de construção para o próximo nível com recursos de segurança inteligentes. Seu sistema grava vídeos contínuos em HD 1080p e permite que os usuários capturem e analisem incidentes no local de trabalho, invasão de propriedade, vandalismo de equipamentos, roubos e etc. Alertas de movimento personalizáveis podem ser configurados para serem entregues por e-mail e/ou texto, alertando os supervisores sobre atividades no local após o expediente.

  • 5 – Software de coleta de dados móveis.

O software de coleta de dados móveis ainda é uma parte crítica da equação de segurança – especialmente quando se trata de prevenção de acidentes e mitigação de riscos. Formulários em papel ou um processo manual de coleta de dados não apenas levam tempo desnecessário, mas também podem ser perigosos. Pense dessa forma, quando um supervisor da obra finalmente recebe um relatório de inspeção da máquina que identifica um possível problema de segurança, o operador pode já estar na cabine trabalhando em condições de risco. O software de coleta de dados móveis permite que os trabalhadores de campo preencham formulários importantes, como uma análise de segurança do local de trabalho (JSA), em seus smartphones e enviar instantaneamente esses dados para membros críticos da equipe. Isso permite uma ação corretiva rápida quando necessário.

Facilitar JSAs é apenas um dos muitos benefícios que uma ferramenta de coleta de dados móvel pode trazer para a mesa. Cada vez mais empresas de construção estão recorrendo a soluções, como a Device Magic, para ajudar a aprimorar sua cultura de segurança de várias maneiras. É um investimento tecnológico relativamente pequeno que pode causar um grande impacto. O primeiro passo é encontrar o software de coleta de dados móvel certo para sua organização

Veja Mais Artigos 

COMO ENCONTRAR A MELHOR EMPRESA DE CONSTRUÇÃO INDUSTRIAL

COMO ENCONTRAR A MELHOR EMPRESA DE CONSTRUÇÃO INDUSTRIAL. Encontrar a empresa de construção industrial certa pode ser um processo delicado. Envolve muita pesquisa, estratégias de negociaçoés e gestão de projetos. Se você estiver planejando um projeto industrial de...

ler mais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Call Now Button