4 Práticas de Gestão Eficazes para Escoamento de Águas Pluviais

julho 25, 2022
4 Práticas de Gestão Eficazes para Escoamento de Águas Pluviais

4 Práticas de Gestão Eficazes para Escoamento de Águas Pluviais

 

Por sua natureza, um canteiro de obras produz poluição e detritos. Mesmo com o descarte ativo de detritos, não há como coletar cada pequena partícula de poeira e gota de óleo. Uma tempestade pode levar essa poeira e óleo contaminados para o abastecimento de água.

Isso é conhecido como escoamento de águas pluviais e é uma das principais preocupações dos canteiros de obras. Como tal, existem muitas práticas recomendadas de gerenciamento usadas em todo o setor. Como essas práticas dependem das especificações de cada local, não existe uma abordagem “tamanho único”.

Felizmente, um canteiro de obras pode ajudar a reduzir seus resíduos de escoamento e, por meio do gerenciamento e contenção de águas pluviais, proteger à terra ao redor.

Não estrutural

As soluções não estruturais concentram-se em primeiro lugar no planejamento e na prevenção do escoamento. Isso inclui gerenciamento do local, proteção da área e até mesmo legislação, como ordenanças locais.

As questões ambientais criam uma série de atrasos na construção. A lavagem do solo e a erosão do escoamento não contido fecharam um local. A entrada de água contaminada nos cursos de água leva a batalhas legais. Evitar esses problemas em primeiro lugar geralmente é o melhor curso de ação.

A gestão não-estrutural concentra-se em sítios locais e áreas circundantes. No nível do site, as práticas não estruturais incluem:

  • Criação de áreas de conservação protegidas.
  • Usando materiais verdes para produzir menos poluição.
  • Praticar menos perturbação do solo e remoção de vegetação para manter as proteções de escoamento natural existentes.

Da mesma forma, a proteção não estrutural também pode se concentrar em áreas maiores, como:

  • Trabalhar com inspetores municipais para garantir a adesão precisa.
  • Implementação de planos de proteção de bacias hidrográficas em projetos de construção mais longos.
  • Aderir à transparência pública (razoável) nas estratégias e resultados de escoamento de um site.

As soluções não estruturais focam nos meios periféricos que controlam o escoamento. Os canteiros de obras se beneficiam de tais práticas por vários meios, como, especificamente, desenvolvendo métodos operacionais ecologicamente corretos que ainda atendem aos objetivos.

Os principais métodos eficazes

Não existe uma melhor prática de águas pluviais para cada canteiro de obras a seguir. Cada site deve desenvolver um plano através de vários métodos adequados para a área. No entanto, os quatro métodos a seguir fornecem geralmente resultados impactantes e acionáveis.

  1.  Monitoramento de Entrada e Saída do Local.

Evitar ativamente que os resíduos saiam do local é uma base sólida para qualquer BMP de escoamento. O monitoramento do local funciona para manter o escoamento e os contaminantes contidos. Isso ocorre, na maioria das vezes, por meio de uma combinação de limpeza de entrada do local e tecnologia de rastreamento de resíduos. A tecnologia de gestão também pode monitorar o uso de água e energia. Isso ajuda na adesão verde no mundo de hoje à construção zero líquido.

  1.  Conservando os recursos naturais existentes.

As práticas ideais do local geralmente são combinações de métodos estruturais e não estruturais. A proteção do ambiente natural é o objetivo final. A construção causa detritos e poluição, e esses contaminantes devem ficar fora do meio ambiente. Muitas das melhores práticas se concentraram em áreas de conservação. Essas áreas protegem os recursos naturais vitais da poluição, seja um vasto pântano ou um simples parque municipal. Estes são marcos essenciais para incluir em qualquer BMP.

  1. Encostas em Socalcos para Controle de erosão.

Além da poluição, a água corrente causa erosão. Os produtos químicos e outros detritos de um canteiro de obras podem se infiltrar no solo. À medida que isso acontece, mais escoamento perturba os controles de erosão natural. Isso pode levar a possíveis danos, reparos ou desligamentos. As encostas em terraços são um método direto para canalizar a água para áreas específicas, como bacias de retenção. Construa essas encostas para minimizar a coleta de lodo e detritos para maior redução de contaminantes.

  1. Adoção de Práticas de Baixa Perturbação.

O solo exposto pode ser facilmente lavado pelas águas pluviais. Este lodo se deposita em outros lugares, muitas vezes com consequências prejudiciais. Da mesma forma, a remoção de árvores e vegetação reduz as estruturas radiculares no solo. Estas são as mesmas estruturas que evitam mais erosão e danos ao solo, mantendo assim a perturbação do local o mais baixo possível. A própria terra é uma proteção natural contra os perigos do escoamento.

Com isso em mente, aqui estão quatro das principais práticas de gerenciamento eficazes para o escoamento de águas pluviais.

O perigo do escoamento de águas pluviais

A chuva tem que ir para algum lugar assim que aterrissar. Como a topografia raramente é plana, a chuva flui para o ponto mais baixo. Muitas vezes, esses pontos são cursos d’água natural, mas também podem terminar em lagoas de contenção efetuadas pelo homem ou mesmo em esgotos de drenagem dedicados.

A água corrente absorve muitos contaminantes, especialmente em superfícies sólidas e impermeáveis, como estradas, telhados e até solos de drenagem lenta. As áreas urbanas são altas em superfícies impermeáveis, bem como poluição geral. Adicione a sujeira dos canteiros de obras, e as águas pluviais agora são uma mistura perigosa de toxinas e sujeira.

Quando o escoamento entra no abastecimento de água, prejudica ou mata a vida selvagem local. Após fortes chuvas, o escoamento pode entrar no abastecimento público de água, levando a doenças. O escoamento também pode levar à poluição a jusante, incluindo áreas protegidas e oceanos. Felizmente, existem padrões para ajudar a eliminar esses cenários.

O que são BMPs de águas pluviais do canteiro de obras?

As melhores práticas de gerenciamento de águas pluviais (BMPs) traduzem os requisitos de permissão em etapas acionáveis. Como cada canteiro de obras é diferente, as práticas recomendadas variam de local para local. Com isso dito, a maioria dos BMPs de águas pluviais se enquadra em duas categorias: estruturais e não estruturais.

Estrutural

Os BMPs estruturais de águas pluviais funcionam como o nome indica. Envolvem barreiras, sistemas de drenagem e medidas ativas de contenção. Essas estratégias são ainda divididas com base em como são implantadas.

  • Baseado em pontos: As soluções baseadas em pontos contêm escoamento em áreas designadas. Essa estratégia mantém o escoamento perigoso fora das vias navegáveis ​​e dos sistemas públicos de água. A água coletada também representa menos perigo de erosão. Algumas soluções, como filtros de areia, podem conter e filtrar o escoamento até níveis aceitáveis ​​de sólidos.
  • Baseado em linear: as soluções lineares filtram e contêm ativamente o escoamento. Isso ocorre por meio de soluções como longas trincheiras de infiltração. Às vezes, faixas de filtragem de terra natural protegem os cursos d’água próxima. O manejo linear ocorre em locais próximos a áreas protegidas ou cursos d’água. As estruturas lineares também desviam o escoamento para as áreas de tratamento e drenagem.
  • Baseada em área: as práticas baseadas em área buscam substituir superfícies impermeáveis ​​por alternativas ambientalmente corretas. Lotes pavimentados, calçadas e telhados de concreto absorvem pouca ou nenhuma água. Os canteiros de obras apresentam muitos desses tipos de superfície, sem mencionar as áreas urbanas e suburbanas circundantes. Muitas vezes implantadas como estratégias verdes, essas práticas transformam a área em seu próprio sistema de contenção. Exemplos incluem telhados vegetativos e estacionamentos absorventes.

Veja Mais Artigos 

Como conseguir uma remodelação de banheiro claro e arejado.

Como conseguir uma remodelação de banheiro claro e arejado.

Como conseguir uma remodelação de banheiro claro e arejado. Quando você está procurando ideias de remodelação do banheiro ou procurando criar um refúgio dentro de sua casa para escapar e recarregar, é melhor manter tudo leve e brilhante. Vamos começar com linhas e...

ler mais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Call Now Button